SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Correlações entre a Participação Ocupacional, Independência e Cognição em Adultos com Deficiência FísicaExperiências e Vivências de Escolarização de Alunos com Deficiência Intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro  y  GAVENDA, Marizete Lurdes. Narrativas de Mulheres com Deficiência Visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0171.  Epub 02-Mar-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0171.

Este estudo objetivou conhecer a trajetória de vida de mulheres com deficiência visual em relação aos processos de acessibilidade e inclusão social. Ser uma sociedade inclusiva impõe grandes desafios, especialmente em um contexto específico: o de ser mulher com deficiência visual em tempos de impregnação da lógica neoliberal, que difunde a narrativa da competitividade e do mérito individual. O problema de pesquisa assim se constituiu: Como mulheres com deficiência visual narram suas trajetórias de vida em relação aos processos de acessibilidade e inclusão social? O estudo teve amparo em referenciais teóricos que subsidiaram a compreensão do processo histórico de exclusão/inclusão de pessoas com deficiência, mais especificamente mulheres cegas ou com baixa visão. O locus da pesquisa foi a Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC), localizada em Chapecó (SC), e, por meio de entrevistas narrativas gravadas e transcritas, houve a aproximação com oito mulheres com deficiência visual. As narrativas foram organizadas em agrupamentos temáticos, considerando-se recorrência e relevância, e examinadas com base na análise do discurso com referenciais foucaultianos, especialmente a partir das noções de subjetividade e poder. O estudo evidencia que a deficiência não está apenas no sujeito que a possui, mas também nos contextos sociais que segregam, normatizam e normalizam; na falta de acessibilidade; no limitado acesso às tecnologias assistivas. Ademais, constata, também, que a convivência de mulheres com deficiência visual na ADEVOSC as fortalece como grupo e gera sentimento de pertença.

Palabras clave : Educação Especial; Mulheres com deficiência visual; Inclusão; Acessibilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )