SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Disability Studies and Accompanying Students with Disabilities in Spanish UniversityDo Conceptions about Disability Matter? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

CARVALHO, Alana Nagai Lins de  and  SILVA, Joilson Pereira da. Sexualidade das Pessoas com Deficiência Física: uma Análise à Luz da Teoria das Representações Sociais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0198.  Epub June 15, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0198.

Este artigo buscou responder ao seguinte questionamento: Como as pessoas transversalizam a questão do corpo nos discursos sobre a sexualidade das pessoas com deficiência e, assim, na elaboração de suas representações sociais? O objetivo principal foi discutir a sexualidade das pessoas com deficiência à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS), utilizando fotografias, como técnica, para a identificação dessas representações. A pesquisa contou com a participação voluntária de 20 estudantes universitários (10 sem deficiência e 10 com deficiência física), de cursos das Ciências Humanas e Sociais, de uma universidade pública, distribuídos igualmente entre ambos os sexos (10 homens e 10 mulheres), com idades entre 19 e 59 anos, recrutados a partir de uma amostragem não probabilística (por conveniência) e da técnica snowball. Os dados foram obtidos a partir do questionário sociodemográfico, para a caracterização do perfil dos participantes, e da entrevista semiestruturada, na qual um dos questionamentos utilizou a foto-linguagem, que será o foco de análise deste artigo. Os dados produzidos na pesquisa foram analisados a partir do software IRAMUTEQ, ao utilizar a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e os dados quantitativos, pelo pacote estatístico SPSS, com o uso da estatística descritiva. Os resultados foram divididos em corpus, um referente às respostas das pessoas com deficiência física (Experiências de sexualidade na deficiência) e outro com as pessoas sem deficiência (Percepções sobre a sexualidade na deficiência). As representações sociais encontradas foram distribuídas nas seguintes temáticas: vida com deficiência e limitações; corpo com deficiência e autoimagem; relação sexual; casamento; reprodução; família.

Keywords : Representação social; Sexualidade; Pessoa com deficiência; Fotografia; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )