SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Do Conceptions about Disability Matter?The (In)Visibility of Visually Impaired People in Science, Technology, Engineering, and Mathematics: Perceptions and Perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LEITE, Lúcia Pereira; CARDOSO, Hugo Ferrari  and  OLIVEIRA, Taize de. Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0208.  Epub June 15, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0208.

Um mesmo instrumento pode ser adequado para distintas realidades, mas, para ele que avalie de fato concepções atreladas a um contexto cultural particular, é preciso compreender o fenômeno sob as lentes desse cenário. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados preliminares de validação e de confiabilidade da Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD) para a realidade brasileira. A EICD é um instrumento elaborado por uma equipe de distintos países (Brasil, Espanha e Portugal) e voltado para a avaliação de concepções de deficiência. Contou-se com a validação qualitativa (com base no conteúdo), por meio dos juízes nacionais e internacionais, e por verificação de componentes principais realizada por análise fatorial exploratória dos dados coletados com um grupo amostral brasileiro. A versão final contou com tradução e retradução para quatro diferentes línguas: espanhol (Cuba), catalão (Barcelona), castelhano (Sevilha) e português (Portugal). No que tange ao estudo fatorial para a realidade brasileira, a EICD ficou composta por 43 itens, distribuídos em três dimensões (Concepção Biológica, Concepção Social e Concepção Metafísica (Religiosa)). Estudos futuros serão necessários para o aprimoramento psicométrico do instrumento, tanto no contexto nacional quanto no internacional.

Keywords : Deficiência; Concepções; Consistência Interna; Procedimentos psicométricos; Escala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )