SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Intercultural Scale of Conceptions of Disability: Constructions and Psychometric StudiesAssessment of the Contributions of the Phonological Consciousness in the Development of the Writing of a Student with Intellectual Disability in the First Grade of Elementary Education I author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BONFIM, Carolina Santos; MOL, Gérson de Souza  and  PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. A (In)Visibilidade de Pessoas com Deficiência Visual nas Ciências Exatas e Naturais: Percepções e Perspectivas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0220.  Epub June 15, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0220.

Neste estudo, de abordagem qualitativa, buscamos aduzir elementos relacionados à (in)visibilidade de pessoas com deficiência visual em cursos de Ciências Exatas e Naturais. A invisibilidade nesses cursos, temática pouco explorada até então, constitui uma barreira a ser superada para garantir o ingresso e a permanência desse público. Assim sendo, dialogamos com oito pessoas com deficiência visual em differentes níveis do Ensino Superior, com formações diversas, de variadas regiões do Brasil, para relatar, por meio de entrevistas semiestruturadas, suas percepções e perspectivas. Os dados foram analisados de acordo com pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Estabelecemos quatro categorias de análise que se inter-relacionam: "marcas do capacitismo nas Ciências Exatas e Naturais", "escolha do curso", "adaptação e acessibilidade", "o papel do professor e aspectos formativos". Concluímos que a ausência de pessoas com deficiência visual nesses cursos mais tem a ver com as formas como essa condição é tratada do que com alguma inaptidão imputada à perda de visão.

Keywords : Deficiências da visão; Ensino Superior; Educação Especial; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )