SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The (In)Visibility of Visually Impaired People in Science, Technology, Engineering, and Mathematics: Perceptions and PerspectivesComputer Literacy Program of Phonovisuoarticulatory Approach for Children with Intellectual Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, Ariana Santana da  and  CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Avaliação das Contribuições da Consciência Fonológica no Desenvolvimento da Escrita de um Aluno com Deficiência Intelectual no 1º Ano do Ensino Fundamental I. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0223.  Epub June 15, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0223.

Este artigo teve como objetivo investigar os avanços de um aluno com deficiência intelectual do 1° ano do Ensino Fundamental I, no decorrer de avaliações realizadas antes, durante e após um processo de intervenção com atividades que envolveram habilidades de consciência fonológica para o desenvolvimento da escrita. Buscou-se fazer uso dos preceitos da perspectiva sociohistórica, como também de autores contemporâneos que vêm se debruçando sobre estudos acerca da consciência fonológica e do desenvolvimento da leitura e escrita escolares. Participou deste estudo uma criança com deficiência intelectual de uma escola da Rede Municipal de Recife, Pernambuco. Foram realizadas oito avaliações diagnósticas durante o processo de intervenção, sendo possível perceber avanços na escrita da criança, a qual começou a internalizar os aspectos abstratos dessa atividade. Notou-se, ainda, uma reciprocidade entre a aquisição da escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica.

Keywords : Deficiência intelectual; Consciência fonológica; Desenvolvimento da escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )