SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Pedagogical Intervention for the Cognitive and Moral Development of Adolescents with Intellectual Disabilities in a Special SchoolPsychometric Properties and Cultural Adaptation of the Basic Need Satisfaction in General Scale for a Brazilian Population of Wheelchair Users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

OLIVEIRA, Rháleff Nascimento Rodrigues de et al. Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade e Acessibilidade de um Protótipo de Jogo Educacional Digital para Pessoas com Deficiência Visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0190.  Epub June 15, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0190.

Um jogo educacional digital deve ser projetado para que qualquer pessoa possa usá-lo como objeto educacional, sobretudo pessoas com deficiência visual. Entretanto, muitas vezes, não são incluídos e avaliados aspectos de acessibilidade. Objetiva-se, com este artigo, relatar o planejamento e o desenvolvimento de um protótipo de jogo educacional digital para o ensino interdisciplinar de Ciências, Matemática e Educação Científica, bem como a execução da avaliação da acessibilidade com três pessoas com deficiência visual, para garantir um design colaborativo desde os passos iniciais de elaboração do jogo. O protótipo foi desenvolvido de acordo com as etapas de um método de produção de jogos; a execução da avaliação da acessibilidade e da usabilidade foi conduzida por meio de um protocolo adaptado, baseado no Think-Aloud Protocol, com três jogadores com deficiência visual. Os resultados identificaram desafios com os recursos de áudios e as propostas de soluções e, também, com a importância de padronizar as descrições das telas, a proposição de botões para garantir a jogabilidade, e a necessidade de fornecimento de feedback dado pelo jogo após o cumprimento da tarefa. Conclui-se que o design deve ser proposto em parceria colaborativa com diferentes públicos para garantir o desenho universal no desenvolvimento de jogos educacionais inclusivos.

Keywords : Educação Especial; Jogos Pedagógicos; Educação das Pessoas com Deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )