SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Emergence of Rule Following and Tact-Intraverbal Responses after Multiple Exemplar InstructionWord Recognition, Fluence and Reading Comprehension in Students with Autism Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RAMOS, Fabiane dos Santos; BITTENCOURT, Daniele Denardin de; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher  and  SCHMIDT, Carlo. Intervenção Mediada por Pares no Engajamento Acadêmico de Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0261.  Epub June 15, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0261.

A literatura vem destacando a fragilidade das práticas pedagógicas de professores de alunos com autismo. Desse modo, este estudo propôs-se a investigar o efeito da Intervenção Mediada por Pares (IMP) sobre o engajamento acadêmico de alunos com autismo. A IMP tem se mostrado promissora por relatar resultados animadores no desenvolvimento de habilidades desses educandos no contexto escolar. Apesar dessa intervenção mostrar fartas evidências na promoção de habilidades sociais, poucos estudos investigam sua efetividade quanto ao engajamento em atividades acadêmicas. Participaram desta investigação dois alunos com autismo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quatro colegas de sala de aula e uma educadora especial. Os comportamentos mediadores dos pares e o engajamento do aluno com autismo em tarefas acadêmicas foram registrados e analisados por meio de filmagens e de um delineamento AxB. Os resultados mostraram que a IMP aumentou o comportamento mediador dos pares e o tempo de engajamento dos alunos com autismo em tarefas acadêmicas de sala de aula. Implicações práticas e relevância desses achados também são discutidos.

Keywords : Autismo; Intervenção Mediada por Pares; Escolarização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )