SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Construção e Validação do Questionário de Comportamentos Típicos na Perturbação do Espetro do AutismoAnálise de Publicações Relacionando Altas Habilidades/ Superdotação, Criatividade e Bilinguismo nas Bases de Dados Scielo, Scopus e Web of Science índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

LUPETINA, Raffaela  y  WALTER, Catia Crivelenti de Figueiredo. Trajetórias Educacionais de Pessoas com Surdocegueira Adquirida. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0237.  Epub 22-Sep-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0237.

Este estudo é um desdobramento de uma pesquisa de Doutorado em Educação sobre a história de vida de indivíduos com surdocegueira adquirida, conforme Lupetina (2019). O artigo tem como objetivo trazer a narrativa dos surdocegos referente à trajetória educacional vivenciada por eles. Participaram, desta pesquisa, sete surdocegos de diferentes estados brasileiros que narraram sobre as suas vidas a partir da própria percepção, trazendo o protagonismo dos surdocegos como lugar de fala. As formas de comunicação utilizadas pelos surdocegos durante as entrevistas foram: Língua Brasileira de Sinais (Libras) tátil, Libras em campo reduzido, fala ampliada, fala estando perto e Tadoma. Os resultados indicaram que, apesar de trajetórias diferentes, os relatos possuem pontos em comum, como a insistência na oralização e na leitura labial para os surdocegos que possuem resíduo visual, em vez do incentivo ao uso da Libras; a ausência de profissionais especializados e materiais adaptados; e serem os únicos surdocegos nos espaços escolares em que estudaram. O estudo conclui que o protagonismo do surdocego em pesquisas acadêmicas ainda é muito raro e que o processo de inclusão escolar tem muito a caminhar, pois são pessoas que necessitam ter voz e direitos como cidadãos.

Palabras clave : Educação Especial; Surdocegueira; Processo educacional; História de vida; Formas de comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )