SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Augmentative and Alternative Communication and Language Skills of Children with Cerebral Palsy: a Systematic ReviewStandardized Instruments for the Evaluation of Sensory Aspects in Infants from Birth to the Sixth Month: an Integrative Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

PICANCO, Lucas Teixeira; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de  and  GELLER, Marlise. O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0123.  Epub Mar 02, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0123.

A Educação Especial, no Brasil e em outros lugares do mundo, ao longo de décadas, tem passado por muitas transformações, e novos paradigmas estão sendo criados, outros abandonados, porém muitas questões ainda continuam em aberto. Uma delas refere-se ao ensino na área das Ciências da Natureza para surdos. Com o objetivo de compreender como está ocorrendo o ensino em um dos importantes campos das Ciências Naturais, a Física, este artigo compôs o estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos, nessa área do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa bibliográfica utilizou como suporte metodológico a análise de conteúdo de Bardin, com o intuito de identificar tendências em pesquisas que envolvam essa temática, e, como base de dados, foi usado o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os diretórios Education Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), SciVerse Scopus e Google Acadêmico. Entretanto, foi encontrado um número pequeno de pesquisas em relação ao volume de produções acadêmicas consultadas, ressaltando que existe um grande déficit a ser sanado. Além disso, a maioria das pesquisas encontradas, apesar de apresentarem estratégias de ensino relevantes, não utilizam satisfatoriamente os diferentes níveis de representação de fenômenos físicos, algo que pode eventualmente causar obstáculos de natureza epistemológica e visões inadequadas para os modelos desses fenômenos.

Keywords : Educação Especial; Ensino de Física; Educação dos surdos; Revisão de literatura; Diferentes níveis de representação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )