SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Teaching of Physics for the Deaf: the State of the Art of Research in EducationPsychotherapy Approaches for People with Disabilities: Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BELTRAM, Vitória Hoerbe; HERMES, Julia Bulegon  and  JOAQUIM, Regina Helena Vitale Torkomian. Instrumentos Padronizados para Avaliação de Aspectos Sensoriais no Bebê do Nascimento aos Seis Meses: uma Revisão Integrativa. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0149.  Epub Mar 02, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0149.

Este trabalho teve como objetivo identificar os instrumentos padronizados que avaliam aspectos sensoriais do nascimento aos seis meses. Trata-se de uma Revisão Integrativa de estudos publicados entre 2010 e 2020, nas bases de dados Bireme, SciElo, Scopus, Lilacs e Pubmed/Medline, além da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos periódicos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo e na Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (REVISBRATO). Adotaram-se fixamente os descritores "infant" e "sensation disorders", o termo livre "scale" e o operador boleano "AND" e, no formato alternado, os termos livres "Sensory Profile", "Sensory Functions" e "Sensory Processing". Incluíram-se estudos em português, inglês e espanhol. Estudos de revisão, pesquisas com profissionais e que não correspondiam à temática foram excluídos dessa revisão. Foram selecionados seis estudos. Entre os oito instrumentos identificados, apenas o Infant/Toddler Sensory Profile e o Test of Sensory Functions Infants avaliam especificamente aspectos sensoriais. Identificou-se o uso de dois instrumentos de avaliação do contexto em que a criança está inserida para avaliar aspectos sensoriais como o HOME e o AHEMED e outros instrumentos de análise geral do desenvolvimento como a Escala Bayley III. Há necessidade de ampliação do uso de instrumentos específicos de análise do processamento sensorial para aumentar as oportunidades de familiares, professores e profissionais a apoiar o desenvolvimento do bebê, além de identificar sinais de risco que, quando tratados, diminuem os efeitos iatrogênicos no desenvolvimento.

Keywords : Instrumentos de avaliação; Experiência sensorial; Primeira infância; Revisão de literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )