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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

PICCOLO, Gustavo Martins. Contribuições Antropológicas aos Estudos da Deficiência. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0099.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0099.

Este texto trata-se de um ensaio teórico que busca apresentar contribuições que a Antropologia pode fornecer à área de Estudos da Deficiência ao demarcar o caráter contingente da deficiência como categoria situada histórica e culturalmente. Principia-se destacando a escassez de estudos nacionais que tomaram a deficiência como objeto de investigação sob uma perspectiva antropológica, constando em buscas em bancos de dados acadêmicos nacionais (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD - e Google Scholar) somente sete trabalhos que comutaram os descritivos “Antropologia/Antropológico” e “deficiência” no campo “título”. Em seguida, destacam-se escritos antropológicos clássicos que possuem o condão de impactar as análises nos Estudos da Deficiência com a exposição de supostos contidos nesses ensaios, muitos dos quais desconhecidos na área da Educação Especial, inclusive em círculos de predominante interferência do modelo social. Finaliza-se ao asseverar a necessidade em reconfigurar a visualização da categoria deficiência ao longo do tempo, espaço e história, e, por conseguinte, catalisa o aparecimento de novos horizontes compreensivos com potencial de desencadear práticas inovadoras em termos de pesquisa acadêmica e intervenção educacional, tarefa das mais urgentes e para a qual a Antropologia pode fornecer grande contribuição ao enriquecer o entendimento pelo qual algumas diferenças são percebidas como deficiências e outras por dessemelhanças componentes do humano.

Palavras-chave : Deficiência; Antropologia; Educação Especial.

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