SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Contribuições Antropológicas aos Estudos da DeficiênciaSíndrome de Down e Deficiência Intelectual: História e Lógica de uma Associação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

NUNES, Lauren Cristine Aguiar; LEITE, Lúcia Pereira  y  AMARAL, Gabriel Filipe Duarte. Análise do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) e suas Implicações Sociais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0161.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0161.

Este artigo buscou investigar a percepção de profissionais de áreas relacionadas à avaliação da deficiência sobre o instrumento Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) e sobre as implicações de se adotar ou não esse novo modelo de avaliação, os recursos necessários para a sua implementação, a vigência e a situação atual do processo de consolidação no Sistema Único de Saúde (SUS) como um instrumento unificado, em conformidade com a concepção biopsicossocial de deficiência que caracteriza a legislação brasileira, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão - Lei N° 13.146, de 6 de julho de 2015. Foram realizadas aproximações com agentes públicos e representantes de diferentes instituições e entidades civis, por meio de entrevistas com duas profissionais envolvidas com o Movimento das Pessoas com Deficiência e com a formulação do IFBr-M. Trata-se de um debate ainda bastante incipiente e que precisa ser encarado com maior seriedade pelas instituições e pelos agentes públicos em sua formação e em sua atuação, visto a relevância do tema para a sociedade. O IFBr-M apresenta-se como uma importante ferramenta de avaliação biopsicossocial da deficiência, com inúmeras implicações práticas que marcam o cotidiano dessa população, e se mostra como um vetor para o debate público desse complexo fenômeno.

Palabras clave : Política pública; IFBr-M; Índice de Funcionalidade Brasileiro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )