SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Analysis of The Modified Brazilian Functioning Index (IFBr-M) and its Socials ImplicationsCORRELATIONS BETWEEN BEHAVIORAL PROFILES, EXECUTIVE FUNCTIONING AND EMPATHY IN AUTISM SPECTRUM DISORDER: GUIDELINES FOR INTERVENTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

STREDA, Carina  and  VASQUES, Carla Karnoppi. Síndrome de Down e Deficiência Intelectual: História e Lógica de uma Associação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0085.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0085.

Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo.

Keywords : Síndrome de Down; Deficiência intelectual; Determinismo; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )