SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Análise do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) e suas Implicações SociaisCORRELAÇÕES ENTRE OS PERFIS COMPORTAMENTAIS, FUNCIONAMENTO EXECUTIVO E EMPATIA NA PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO: ORIENTAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

STREDA, Carina  e  VASQUES, Carla Karnoppi. Síndrome de Down e Deficiência Intelectual: História e Lógica de uma Associação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0085.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0085.

Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Deficiência intelectual; Determinismo; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )