SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28SOLIDARITY, MATURITY AND AMBIVALENCE OF GRANDMOTHERS AND MOTHERS OF CHILDREN WITH DISABILITIES: POTENTIALITIES AND RESOURCES IN INTERGENERATIONAL EXCHANGESPHYSICAL ACTIVITY DURING SCHOOL RECESS AND PHYSICAL EDUCATION AMONG DEAF SCHOOL CHILDREN1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BOO, Yésica Teijeiro; RODRIGUEZ, Jesús Rodríguez  and  TORRES, Antía Cores. MATERIAIS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DE HOSPITAL: UM PROJETO DE APRENDIZAGEM DE SERVIÇOS PARA ATENDER À DIVERSIDADE DE ALUNOS HOSPITALIZADOS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0094.  Epub Nov 23, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0094.

Apoiando uma educação inclusiva que garanta o direito à educação de todas as pessoas, em qualquer situação particular, este artigo apresenta os resultados de um projeto Serviço-Ensino Universitário voltado para o desenvolvimento de uma proposta de materiais didáticos elaborados para atender às necessidades específicas de apoio educacional de alunos doentes em uma escola de hospital. Os materiais didáticos foram elaborados em conjunto por professores e alunos das disciplinas de Pedagogia Hospitalar e Desenho e Avaliação de Materiais Didáticos do 4º ano da Licenciatura em Pedagogia. O processo também contou com a colaboração de profissionais do hospital. Dessa forma, melhoram-se as condições e os recursos disponíveis para intervenção educativa junto ao doente pediátrico durante a sua internação, destacando, como principais conclusões, o elevado grau de satisfação dos universitários, por terem a oportunidade de concretizar, em um contexto real, a aprendizagem adquirida nas aulas, além de atuarem profissionalmente em uma equipe interdisciplinar, além de prestarem um serviço à comunidade educacional em hospitais, atendendo à necessidade de desenvolvimento de materiais didáticos específicos para escolas hospitalares. Além disso, por participarem dessa experiência, tiveram a oportunidade de atuar profissionalmente em uma equipe interdisciplinar. Tudo isso sem esquecer que os resultados também trazem benefícios diretos para os alunos da sala de aula do hospital com o qual o projeto está colaborando, uma vez que os recursos e os materiais didáticos disponibilizados nesse espaço são ampliados.

Keywords : Aulas hospitalarias; Materiales didácticos; Aprendizaje-servicio; Docencia universitaria.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )