SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28SOLIDARIEDADE, MATURIDADE E AMBIVALÊNCIA EM AVÓS E MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: POTENCIALIDADES E RECURSOS NAS TROCAS INTERGERACIONAIS1ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O RECREIO ESCOIAR E EDUCAÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS SURDAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

BOO, Yésica Teijeiro; RODRIGUEZ, Jesús Rodríguez  y  TORRES, Antía Cores. MATERIAIS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DE HOSPITAL: UM PROJETO DE APRENDIZAGEM DE SERVIÇOS PARA ATENDER À DIVERSIDADE DE ALUNOS HOSPITALIZADOS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0094.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0094.

Apoiando uma educação inclusiva que garanta o direito à educação de todas as pessoas, em qualquer situação particular, este artigo apresenta os resultados de um projeto Serviço-Ensino Universitário voltado para o desenvolvimento de uma proposta de materiais didáticos elaborados para atender às necessidades específicas de apoio educacional de alunos doentes em uma escola de hospital. Os materiais didáticos foram elaborados em conjunto por professores e alunos das disciplinas de Pedagogia Hospitalar e Desenho e Avaliação de Materiais Didáticos do 4º ano da Licenciatura em Pedagogia. O processo também contou com a colaboração de profissionais do hospital. Dessa forma, melhoram-se as condições e os recursos disponíveis para intervenção educativa junto ao doente pediátrico durante a sua internação, destacando, como principais conclusões, o elevado grau de satisfação dos universitários, por terem a oportunidade de concretizar, em um contexto real, a aprendizagem adquirida nas aulas, além de atuarem profissionalmente em uma equipe interdisciplinar, além de prestarem um serviço à comunidade educacional em hospitais, atendendo à necessidade de desenvolvimento de materiais didáticos específicos para escolas hospitalares. Além disso, por participarem dessa experiência, tiveram a oportunidade de atuar profissionalmente em uma equipe interdisciplinar. Tudo isso sem esquecer que os resultados também trazem benefícios diretos para os alunos da sala de aula do hospital com o qual o projeto está colaborando, uma vez que os recursos e os materiais didáticos disponibilizados nesse espaço são ampliados.

Palabras clave : Aulas hospitalarias; Materiales didácticos; Aprendizaje-servicio; Docencia universitaria.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )