SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28MATERIAIS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DE HOSPITAL: UM PROJETO DE APRENDIZAGEM DE SERVIÇOS PARA ATENDER À DIVERSIDADE DE ALUNOS HOSPITALIZADOSThe Challenge of Inclusion in Higher Education: Experiences of Students with Visual Impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MARTINEZ, Paulina Yesica OCHOA; LOPEZ, Javier Arturo HALL  and  TEIXEIRA, Ana Maria. ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O RECREIO ESCOIAR E EDUCAÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS SURDAS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0112.  Epub Nov 23, 2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0112.

O objetivo deste estudo foi determinar comparativamente a atividade física na Educação Física e no recreio escolar de alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental. Foram avaliadas 58 aulas de Educação Física e o recreio no Ensino Fundamental, de forma representativa, em instituições de ensino especializadas para pessoas com deficiência auditiva. A atividade física foi determinada usando o sistema de observação do tempo de instrução de fitness (SOFIT). A estatística inferencial, usando o teste t de Student, relatou diferenças significativas com atividades físicas mais moderadas a vigorosas realizadas durante o recreio do que na Educação Física. O mesmo padrão foi identificado em alunos sem deficiência diagnosticada. Recomenda-se aos professores orientar o conteúdo para o desenvolvimento de coordenar capacidades que favoreçam as condições motoras grossas e finas dessa população, implementando estratégias didáticas que aumentem a quantidade de atividade moderada a vigorosa na Educação Física que seja maior do que a realizada no recreio.

Keywords : Educação Física; Deficiência auditiva; Recreio.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )