SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28LOS MATERIALES DIDÁCTICOS EN LAS ESCUELAS DE HOSPITAL: UN PROYECTO DE APRENDIZAJE-SERVICIO PARA ATENDER A LA DIVERSIDAD DEL ALUMNADO HOSPITALIZADO1A Inclusão no Ensino Superior: Vivências de Estudantes com Deficiência Visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MARTINEZ, Paulina Yesica OCHOA; LOPEZ, Javier Arturo HALL  y  TEIXEIRA, Ana Maria. ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O RECREIO ESCOIAR E EDUCAÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS SURDAS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0112.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0112.

O objetivo deste estudo foi determinar comparativamente a atividade física na Educação Física e no recreio escolar de alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental. Foram avaliadas 58 aulas de Educação Física e o recreio no Ensino Fundamental, de forma representativa, em instituições de ensino especializadas para pessoas com deficiência auditiva. A atividade física foi determinada usando o sistema de observação do tempo de instrução de fitness (SOFIT). A estatística inferencial, usando o teste t de Student, relatou diferenças significativas com atividades físicas mais moderadas a vigorosas realizadas durante o recreio do que na Educação Física. O mesmo padrão foi identificado em alunos sem deficiência diagnosticada. Recomenda-se aos professores orientar o conteúdo para o desenvolvimento de coordenar capacidades que favoreçam as condições motoras grossas e finas dessa população, implementando estratégias didáticas que aumentem a quantidade de atividade moderada a vigorosa na Educação Física que seja maior do que a realizada no recreio.

Palabras clave : Educação Física; Deficiência auditiva; Recreio.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )