SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PHYSICAL ACTIVITY DURING SCHOOL RECESS AND PHYSICAL EDUCATION AMONG DEAF SCHOOL CHILDREN1The Inclusion Support Teacher (IST) Working Conditions in the Province of Córdoba, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, Jailma  and  PIMENTEL, Adriana. A Inclusão no Ensino Superior: Vivências de Estudantes com Deficiência Visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0012.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0012.

Este artigo analisa o ponto de vista dos/as estudantes com deficiência visual sobre o seu ingresso e a sua permanência na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e busca refletir sobre o processo de inclusão por eles/as vivenciado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com oito estudantes com deficiência visual matriculados/as em diferentes cursos dessa instituição. A análise do material textual demonstrou que o ingresso e a permanência no Ensino Superior foram marcados por dificuldades relacionadas às barreiras físicas, à disponibilidade e ao acesso a recursos materiais, didáticos, pedagógicos e tecnológicos, bem como às barreiras atitudinais, que agudizam o desempenho acadêmico dos/as estudantes com deficiência visual. Desse modo, a inclusão educacional, em processo de construção na UFBA, requer envolvimento e participação de toda a comunidade acadêmica para que de fato se concretize.

Keywords : Aluno com deficiência; Universidade; Inclusão educacional; Acesso e permanência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )