SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The Challenge of Inclusion in Higher Education: Experiences of Students with Visual ImpairmentInclusive Bilingual Pedagogical Practices of Literacy for Deaf Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BAPTISTA, Lilian Vegini; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado  and  GOMES, Allan Henrique. As Condições de Trabalho do Docente de Apoio à Inclusão (DAI) na Província de Córdoba, Argentina. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0084.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0084.

Este trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho do Docente de Apoio à Inclusão (DAI) em Córdoba, Argentina, a partir da Resolução nº 1.825, de 2019, sob a perspectiva das influências neoliberais na educação da América Latina. O percurso metodológico desta pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica encontrou sustentação na teoria histórico-cultural, e contou com pesquisa de campo em Córdoba, pesquisa bibliográfica e documental, entrevista não estruturada e análise de conteúdo. Os resultados apontam para a presença de efeitos do capitalismo de cunho neoliberal na política educacional que orienta o trabalho da DAI. Um dos efeitos percebidos foi a intensificação das atribuições docentes, que pode resultar em uma sobrecarga de trabalho na medida em que a política exige um “superprofessor” e contrasta com a adoção de uma concepção social de deficiência para orientar o trabalho do DAI.

Keywords : Trabalho docente; Educação especial; Argentina; América Latina; Política educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )