SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A Inclusão no Ensino Superior: Vivências de Estudantes com Deficiência VisualPráticas Pedagógicas Inclusivas Bilíngues de Letramento para Estudantes Surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

BAPTISTA, Lilian Vegini; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado  y  GOMES, Allan Henrique. As Condições de Trabalho do Docente de Apoio à Inclusão (DAI) na Província de Córdoba, Argentina. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0084.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0084.

Este trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho do Docente de Apoio à Inclusão (DAI) em Córdoba, Argentina, a partir da Resolução nº 1.825, de 2019, sob a perspectiva das influências neoliberais na educação da América Latina. O percurso metodológico desta pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica encontrou sustentação na teoria histórico-cultural, e contou com pesquisa de campo em Córdoba, pesquisa bibliográfica e documental, entrevista não estruturada e análise de conteúdo. Os resultados apontam para a presença de efeitos do capitalismo de cunho neoliberal na política educacional que orienta o trabalho da DAI. Um dos efeitos percebidos foi a intensificação das atribuições docentes, que pode resultar em uma sobrecarga de trabalho na medida em que a política exige um “superprofessor” e contrasta com a adoção de uma concepção social de deficiência para orientar o trabalho do DAI.

Palabras clave : Trabalho docente; Educação especial; Argentina; América Latina; Política educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )