SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Psychometric Properties of the Teacher Identity Measurement Scale (TIMS)Computer Training Program for Teachers in the Care of Students with Visual Impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ESPER, Marcos Venicio; ARAUJO, Jeferson Santos; SANTOS, Manoel Antônio dos  and  NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0092.  Epub Aug 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0092.

A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão.

Keywords : Educação Especial; Educação Inclusiva; Apoio à pessoa com deficiência; Grupo Focal; Pandemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )