SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Propiedades Psicométricas de la Escala de Medida de la Identidad DocentePrograma de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

ESPER, Marcos Venicio; ARAUJO, Jeferson Santos; SANTOS, Manoel Antônio dos  y  NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Atuação do Professor de Educação Especial no Cenário da Pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0092.  Epub 09-Ago-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0092.

A atuação qualificada do professor de Educação Especial é condição fundamental para o apoio à inclusão escolar do público-alvo em diferentes contextos escolares. Este estudo objetivou analisar a atuação do professor de Educação Especial no cenário da pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal on-line, com a participação de seis professoras. Das experiências compartilhadas nos encontros, foi possível elaborar três eixos temáticos: Os desafios vividos pelas professoras da Educação Especial; Contextos vivenciados pelas professoras da Educação Especial na escola; e Fortalezas, perspectivas e pontos positivos da inclusão escolar. A inclusão escolar é um projeto coletivo que pressupõe ações coordenadas e exige adesão de todos os segmentos da sociedade civil, não apenas da escola. Os professores de Educação Especial perceberam-se implicados no processo inclusivo, ainda que não haja envolvimento total das equipes educacionais, o que os faz se sentirem isolados e desamparados diante de algumas situações desafiadoras. Compreender o olhar dos professores de Educação Especial oferece subsídios para o planejamento da Educação Especial, na perspectiva da inclusão.

Palabras clave : Educação Especial; Educação Inclusiva; Apoio à pessoa com deficiência; Grupo Focal; Pandemia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )