SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Rol de la Familia en el Compromiso Escolar Desde la Perspectiva de Estudiantes con Necesidades Educativas EspecialesCada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

COELHO, Vera; CADIMA, Joana  e  GRANDE, Catarina. Contextos Pré-Escolares Inclusivos: Organização do Grupo, Interações e Envolvimento. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0127.  Epub 09-Ago-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0127.

Este estudo correlacional pretende caracterizar os contextos pré-escolares inclusivos portugueses relativamente aos formatos de atividade, analisar relações entre eles e a qualidade do tom emocional e estimulação cognitiva e da linguagem do educador, e as relações entre formatos de atividade e envolvimento de crianças com incapacidades, em risco e com desenvolvimento típico. Participaram do estudo 198 crianças (47 com incapacidades; 60 em risco; 91 com desenvolvimento típico). O envolvimento das crianças e os formatos de atividade foram observados com o Child Observation in Preschool; tom emocional e estimulação cognitiva com o Teacher Observation in Preschool. Os resultados revelaram que o tom emocional dos educadores nas interações registou valores moderados, sendo mais elevados nas atividades de grande-grupo. O grande-grupo registou níveis de envolvimento mais baixos para todas as crianças. Os três grupos de crianças registam níveis semelhantes de envolvimento em jogo-livre. Concluise que, apesar dos formatos de grande-grupo apresentarem qualidade mais elevada no tom das interações, é nestes que crianças com e sem incapacidades apresentam níveis mais baixos de envolvimento, destacando-se o jogo-livre como um formato onde todas as crianças se envolvem mais. Os resultados salientam a importância da intencionalidade educativa no planeamento das interações e dos formatos das atividades, para assegurar a promoção do envolvimento das crianças.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Qualidade das interações; Envolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )