SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Inclusive Preschool Contexts: Group Organization, Interactions and EngagementMothers with Disabilities and Motherhood: Everyday Life, Support Networks and Relationship with School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

DAINEZ, Débora; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; SILVA, Kelly Cristina Brandão da  and  BAGAROLLO, Maria Fernanda. Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0152.  Epub Aug 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0152.

O objetivo deste artigo é caracterizar a variabilidade das formas de aquisição da linguagem e analisar os meios de produção verbal, focalizando o papel da interação social. Na contramão de um modelo pautado na descrição de ausências, sintomas e desvios, adotou-se um ponto de vista dinâmico e processual na investigação da linguagem, considerando o sujeito, a sua história, seu meio social e sua condição de desenvolvimento. A pesquisa consistiu no seguimento de cinco crianças com idades entre dois e quatro anos, com queixas relacionadas à aquisição da fala. As sessões foram gravadas em vídeo e os dados foram construídos a partir da descrição do processo aquisicional envolvendo a produção das crianças em situações clínicas. Observou-se que os processos de aquisição da linguagem são entrelaçados com a história de constituição da singularidade dos sujeitos, e que os diversos fatores de caráter orgânico, psíquico e social incidem na trama do desenvolvimento linguístico e na formação da personalidade. Nas análises, chama-se atenção para o mosaico de recursos comunicacionais que se confgura ao confrontarem-se os casos e examinarem-se os componentes aquisicionais que se differenciam e se assemelham. Verificou-se que, para além de alterações de linguagem, se faz necessário focalizar os usos peculiares de recursos da linguagem.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Aquisição de linguagem; Interação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )