SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Contextos Pré-Escolares Inclusivos: Organização do Grupo, Interações e EnvolvimentoMães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

DAINEZ, Débora; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; SILVA, Kelly Cristina Brandão da  e  BAGAROLLO, Maria Fernanda. Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0152.  Epub 09-Ago-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0152.

O objetivo deste artigo é caracterizar a variabilidade das formas de aquisição da linguagem e analisar os meios de produção verbal, focalizando o papel da interação social. Na contramão de um modelo pautado na descrição de ausências, sintomas e desvios, adotou-se um ponto de vista dinâmico e processual na investigação da linguagem, considerando o sujeito, a sua história, seu meio social e sua condição de desenvolvimento. A pesquisa consistiu no seguimento de cinco crianças com idades entre dois e quatro anos, com queixas relacionadas à aquisição da fala. As sessões foram gravadas em vídeo e os dados foram construídos a partir da descrição do processo aquisicional envolvendo a produção das crianças em situações clínicas. Observou-se que os processos de aquisição da linguagem são entrelaçados com a história de constituição da singularidade dos sujeitos, e que os diversos fatores de caráter orgânico, psíquico e social incidem na trama do desenvolvimento linguístico e na formação da personalidade. Nas análises, chama-se atenção para o mosaico de recursos comunicacionais que se confgura ao confrontarem-se os casos e examinarem-se os componentes aquisicionais que se differenciam e se assemelham. Verificou-se que, para além de alterações de linguagem, se faz necessário focalizar os usos peculiares de recursos da linguagem.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Aquisição de linguagem; Interação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )