SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da LinguagemA Institucionalização Escolar e sua Contribuição para a Produção de Transtornos de Aprendizagem: um Estudo sobre a Subjetividade Social da Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

CORREA, Vanessa da Costa Rosa; JURDI, Andrea Perosa Saigh  e  SILVA, Carla Cilene Baptista da. Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0159.  Epub 09-Ago-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0159.

Cerca de metade das pessoas com deficiência no Brasil são mulheres e uma parte delas torna-se mãe. Entretanto, não há dados na literatura sobre as necessidades específicas dessa população. Assim sendo, este artigo tem por objetivo apresentar as percepções de mulheres com deficiência física e visual sobre si mesmas, sobre o cotidiano da maternidade, as redes de apoio e a relação da família com a escola. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa e utilizou narrativas como forma de coletar dados. Participaram do estudo seis mulheres, sendo três com deficiência visual e três com deficiência física. Os resultados estão apresentados em duas categorias: 1) concepções das mulheres sobre sua deficiência, que reúne falas sobre como a interação com a sociedade afeta a concepção que elas têm de si mesmas; e 2) cotidiano da maternidade, que discute os relatos sobre o cotidiano e as experiências dessas mulheres como mães, incluindo suas redes de apoio formal e informal, os desafos diários e as adaptações necessárias no cuidado com seus filhos, as relações com a escola e a comunidade e a maneira como as crianças se desenvolvem e se organizam frente às limitações da mãe. As narrativas trouxeram elementos importantes do cotidiano dessas mulheres que são invisíveis perante a sociedade e os profssionais que atuam junto às pessoas com deficiência, indicando a necessidade de fomentar práticas profssionais e mais pesquisas sobre o tema, com a perspectiva de promover uma sociedade mais inclusiva.

Palavras-chave : Maternidade; Pessoas com deficiência; Atividades de vida diária; Família; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )