SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Attitudes and Self-Efficacy of Physical Education Teachers Towards The Inclusion: Study Focused on the Lisbon Region – PortugalAdaptation of Tasks to Detect Mathematical Talent in People with Visual Impairment Based on the Analysis of Visualization and Generalization Skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FONSECA, Sarah Cecílio; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de  and  OLIVEIRA, Marcos Santos de. Formas de Avaliação e de Intervenção com Pessoas com Deficiência Intelectual nas Escolas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0032.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0032.

Deficiência intelectual (DI) é definida como limitações na capacidade de aprendizagem, no comportamento adaptativo e no conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas. A avaliação desse comportamento visa delimitar o perfil e as necessidades de apoio que a pessoa com DI precisa para desenvolver atividades. O objetivo deste artigo foi identificar as estratégias de avaliação e de intervenção realizadas nas escolas regulares e especializadas de Minas Gerais, para desenvolvimento de competências e de autonomia em alunos com DI. A coleta de dados foi quantitativa e qualitativa, por questionário online. A parte quantitativa baseou-se na adaptação do Progress Assesment Chart e possibilitou investigar se professoras têm avaliado habilidades relacionadas às áreas do desenvolvimento: comunicação, cuidados pessoais, socialização e ocupação. A parte qualitativa compôs-se por questões abertas sobre avaliação, intervenção e envolvimento da família. Os resultados mostraram que escolas têm desenvolvido práticas inclusivas previstas nas políticas públicas. A avaliação do comportamento adaptativo tem ocorrido nas escolas, embora nem sempre de forma sistemática. Identificou-se, por um lado, que ainda há necessidade de repensar práticas pedagógicas que, muitas vezes, estão pautadas na compreensão do modelo individual da deficiência. Por outro lado, observou-se o surgimento da compreensão da pessoa com DI como sujeito de direitos e de possibilidades. Limites da pesquisa e desdobramentos práticos foram indicados.

Keywords : Intellectual Disability; Adaptive Behavior; Pedagogical Practices.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )