SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Forms Of Assessment and Intervention with People with Intellectual Disabilities in SchoolsThe Writing, Revision and Rewriting of the Educational act in Adults with Educational Intellectual Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RENDON, Maria Cristina Cardona; RAMIREZ, Rafael Uglez  and  CANADAS, María Consuelo Santiago. Adaptación de Tareas para Detectar el Talento Matemático en Personas con Discapacidad Visual Basada en el Análisis de las Habilidades de Visualización y la Generalización. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0048.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0048.

Neste trabalho, analisamos as capacidades de visualização e de generalização na resolução por uma pessoa cega de duas tarefas propostas para a identificação de talentos matemáticos. A partir dessa análise, foram estabelecidas algumas diretrizes para a adaptação das tarefas e contrastadas com as competências exigidas no teste original, especialmente as relacionadas às características do talento associadas à generalização. Verificamos que as pessoas com deficiência visual requerem a manifestação de outras capacidades, tais como a memória visual e a percepção de relações espaciais, que não são essenciais na abordagem original.

Keywords : Adaptação de tarefas; Deficiência visual; Generalização; Talento matemático; Visualização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )