SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Adaptation of Tasks to Detect Mathematical Talent in People with Visual Impairment Based on the Analysis of Visualization and Generalization SkillsSpecial Education and Technical Courses: the Teacher’S Vision of Curricular Adaptation Processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

CAETANO, Viviane Gislaine; MENEGASSI, Renilson José  and  SHIMAZAKI, Elsa Midori. O Ato Educativo de Escrita, Revisão E Reescrita Em Adultos Com Deficiência Intelectual Educational. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0073.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0073.

Esta pesquisa discute sobre a apropriação de conceitos científicos na escrita de adultos com deficiência intelectual. Tem como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural, o Dialogismo e a concepção de escrita como trabalho, oriunda do Interacionismo linguístico. O estudo foi desenvolvido com cinco jovens e adultos com deficiência intelectual, em situação de ensino, em projeto de extensão universitária. O percurso metodológico da “Ação no ato Educativo”, respaldada nas contribuições de Vygotski (1997a), foi a escolha para o trabalho de produção de registros coletados por meio de planejamentos de aula e de atividades desenvolvidas pelos sujeitos durante as sessões videografadas e transcritas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A síntese da notícia, em forma de resumo, gênero textual produzido pelos sujeitos, constituiu-se como categoria de análise e discussão para as produções realizadas. Os resultados demonstraram melhorias na qualidade discursiva dos resumos produzidos, com ampliações socioideológicas sobre o uso da escrita, a partir da noção da escrita como trabalho.

Keywords : Ensino; Deficiência intelectual; Escrita; Revisão e reescrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )