SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Special Education and Technical Courses: the Teacher’S Vision of Curricular Adaptation ProcessesEducators’ Attitudes Towards the Inclusion of Students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Jordanian Public Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

DALL’ASEN, Taise  and  PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. A Aprendizagem da Língua de Sinais por Crianças Surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0153.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0153.

Atender às necessidades linguísticas e de escolarização de crianças surdas impõe desafos às famílias e à escola. Assim sendo, este artigo está alicerçado nos estudos realizados em uma pesquisa de Mestrado em Educação, a qual teve por objetivo compreender como acontece a aprendizagem da língua de sinais por crianças surdas, desde os primeiros anos de vida, até a aquisição do português escrito nos anos iniciais da Educação Básica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e para o seu desenvolvimento foram adotadas entrevistas narrativas com famílias de crianças surdas e professores atuantes com esses estudantes. As materialidades empíricas oriundas das entrevistas foram organizadas em agrupamentos temáticos e analisadas pela perspectiva da Análise do Discurso com base em Foucault. As narrativas dos familiares evidenciaram que as crianças surdas passam a ter acesso tardiamente à língua de sinais, somente quando frequentam a escola. Nesse espaço, os docentes seguem um currículo escolar homogêneo, com práticas escolares que são elaboradas de forma independente, sem articulação com os intérpretes ou os professores da Língua Brasileira de Sinais do Atendimento Educacional Especializado. O texto evidencia os desafos das famílias e dos docentes infuenciados pela falta de conhecimento da especificidade de comunicação de crianças surdas e da língua de sinais.

Keywords : Aprendizagem da língua de sinais; Educação bilíngue; Surdez; Educação Especial; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )