SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A Aprendizagem da Língua de Sinais por Crianças SurdasPRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CONTEXTOS DE TRABALHO1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

ALKINJ, Issa; PEREIRA, Anabela  y  SANTOS, Paula. Atitudes dos Educadores em Relação à Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas Escolas Públicas Jordanianas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0157.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0157.

O presente estudo teve como objetivo examinar as atitudes dos professores e dos profissionais das escolas em relação à inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas jordanianas. Especificamente, o estudo investiga se as variáveis de conhecimento e formação em TEA, papel educacional, experiência em TEA, qualificação acadêmica, gênero, idade e nível de escolaridade estão associados às atitudes dos educadores em relação à inclusão de estudantes com TEA. O método de pesquisa descritiva foi conduzido para examinar as atitudes dos educadores e suas correlações com as variáveis do estudo. Um questionário online foi respondido por 430 participantes que eram educadores em escolas públicas e privadas na Jordânia (incluindo professores de educação regular e especial), diretores de escolas e conselheiros escolares. Os resultados do estudo evidenciam que os educadores jordanianos têm atitudes neutras em relação à inclusão de alunos com TEA nas escolas jordanianas. Além disso, o estudo mostra que essas atitudes estão correlacionadas com a formação e o conhecimento em TEA. Em contraste, o papel educacional, a experiência, a qualificação acadêmica, a idade, o gênero ou o nível de escolaridade não estão associados às atitudes dos educadores. As implicações e as limitações do estudo são discutidas.

Palabras clave : Inclusive education; Autism Spectrum Disorder; Public schools; Educators’ attitudes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )