SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A Aprendizagem da Língua de Sinais por Crianças SurdasPRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CONTEXTOS DE TRABALHO1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

ALKINJ, Issa; PEREIRA, Anabela  e  SANTOS, Paula. Atitudes dos Educadores em Relação à Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas Escolas Públicas Jordanianas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0157.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0157.

O presente estudo teve como objetivo examinar as atitudes dos professores e dos profissionais das escolas em relação à inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas jordanianas. Especificamente, o estudo investiga se as variáveis de conhecimento e formação em TEA, papel educacional, experiência em TEA, qualificação acadêmica, gênero, idade e nível de escolaridade estão associados às atitudes dos educadores em relação à inclusão de estudantes com TEA. O método de pesquisa descritiva foi conduzido para examinar as atitudes dos educadores e suas correlações com as variáveis do estudo. Um questionário online foi respondido por 430 participantes que eram educadores em escolas públicas e privadas na Jordânia (incluindo professores de educação regular e especial), diretores de escolas e conselheiros escolares. Os resultados do estudo evidenciam que os educadores jordanianos têm atitudes neutras em relação à inclusão de alunos com TEA nas escolas jordanianas. Além disso, o estudo mostra que essas atitudes estão correlacionadas com a formação e o conhecimento em TEA. Em contraste, o papel educacional, a experiência, a qualificação acadêmica, a idade, o gênero ou o nível de escolaridade não estão associados às atitudes dos educadores. As implicações e as limitações do estudo são discutidas.

Palavras-chave : Inclusive education; Autism Spectrum Disorder; Public schools; Educators’ attitudes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )