SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CHARACTERISTICS OF GIFTED CHIIDREN: A SYSTEMATIC REVIEWLiterature Review on the Topic of the Influence of Gender on the Identification and Development of Gifted Female Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LAZZARINI, Fernanda Squassoni  and  ELIAS, Nassim Chamel. História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0017.  Epub Aug 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0017.

Histórias Sociais (Social Stories™) são histórias curtas e individualizadas que podem ser usadas para ajudar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na interpretação e na compreensão de situações sociais difíceis, confusas ou novas. Elas são usadas para descrever situações em que um indivíduo possa ter dificuldades em identificar os sinais sociais relevantes ou os comportamentos esperados, além de servir para compreender as consequências de comportar-se de diversas formas. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi examinar artigos sobre Histórias Sociais para determinar as potencialidades e as fragilidades das pesquisas que exploraram o uso dessa intervenção para indivíduos com TEA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 11 artigos. Observou-se, após análise, que, apesar de não ser uma intervenção com muitas publicações no Brasil, sua eficácia é demonstrada nos trabalhos publicados ao redor do mundo, podendo ser aplicada nos contextos escolar e clínico brasileiro. Os resultados indicaram modificações relevantes de comportamento para participantes com TEA de diversas idades e em differentes ambientes, mas um único comportamento por vez é alvo da intervenção.

Keywords : Educação Especial; História Social; Autismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )