SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA1Revisión de la Literatura sobre el Tema de la Influencia del Género en la Identificación y Desarrollo de Alumnas Talentosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

LAZZARINI, Fernanda Squassoni  e  ELIAS, Nassim Chamel. História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0017.  Epub 09-Ago-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0017.

Histórias Sociais (Social Stories™) são histórias curtas e individualizadas que podem ser usadas para ajudar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na interpretação e na compreensão de situações sociais difíceis, confusas ou novas. Elas são usadas para descrever situações em que um indivíduo possa ter dificuldades em identificar os sinais sociais relevantes ou os comportamentos esperados, além de servir para compreender as consequências de comportar-se de diversas formas. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi examinar artigos sobre Histórias Sociais para determinar as potencialidades e as fragilidades das pesquisas que exploraram o uso dessa intervenção para indivíduos com TEA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 11 artigos. Observou-se, após análise, que, apesar de não ser uma intervenção com muitas publicações no Brasil, sua eficácia é demonstrada nos trabalhos publicados ao redor do mundo, podendo ser aplicada nos contextos escolar e clínico brasileiro. Os resultados indicaram modificações relevantes de comportamento para participantes com TEA de diversas idades e em differentes ambientes, mas um único comportamento por vez é alvo da intervenção.

Palavras-chave : Educação Especial; História Social; Autismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )