SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Revisión de la Literatura sobre el Tema de la Influencia del Género en la Identificación y Desarrollo de Alumnas TalentosasProgramas de Intervención Socioeducativos para Personas con Discapacidad Intelectual: una Revisión Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

BAGUR, Sara  e  VERGER, Sebastià. Educación Inclusiva y Pedagogía Hospitalaria: las Actitudes Docentes Promotoras de la Inclusión. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0140.  Epub 09-Ago-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0140.

A Educação Inclusiva defende a equidade, a igualdade de oportunidades e o acesso à educação para todos. No campo da Pedagogia Hospitalar (PH) é necessário ter profssionais empenhados, competentes e comprometidos com princípios inclusivos. Nesse sentido, o professor é a chave para realizar os postulados inclusivos para a realidade quotidiana da sala de aula. Portanto, o presente estudo visa analisar a investigação empírica que relaciona educação inclusiva, PH, autoestima dos profesores e motivação dos professores. A partir de uma revisão sistematizada da literatura, foram analisados 32 artigos. Os resultados mostram que a autoestima e a motivação dos professores estão diretamente relacionadas a práticas educativas inclusivas na escola, em casa e na sala de aula do hospital. Além disso, a autoestima e a motivação dos estudantes dependem dos professores e, consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é condicionado pelas características e atitudes dos professores.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Pedagogia Hospitalar; Atitude do Professor; Motivação do Professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )