SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Schooling of People with Cerebral Palsy: A Systematic Review in the National Literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ROMEU, Clariana Andrioli  and  ROSSIT, Rosana Ap. Salvador. Trabalho em Equipe Interprofissional no Atendimento à Criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0114.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0114.

O trabalho interprofissional colaborativo pode ser um fator fundamental para aumentar a eficácia dos atendimentos oferecidos a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Assim sendo, este estudo teve por objetivo analisar as publicações com foco na colaboração interprofissional no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi realizada uma revisão integrativa incluindo estudos originados das seguintes bases: Biblioteca Virtual em Saúde/Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BVS/BIREME), PubMed, do Scopus, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE-OVID), Embase, Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), do período de 2016 a 2021. As 375 publicações foram hospedadas na plataforma Rayyan e avaliadas em duplo cego. Utilizou-se o fuxograma PRISMA. Os resultados dos oito estudos incluídos mostram que a implementação de práticas colaborativas, o sistema organizacional e a formulação de políticas contribuem para a formação de modelos eficazes de intervenções em casos de autismo. Os estudos demonstraram a necessidade de pesquisas na área da Educação; de adesão dos responsáveis durante o tratamento; e de aprimoramento na comunicação e na integração entre escola e família. As análises mostraram que os profissionais necessitam de formação específica, de modo a compreenderem o trabalho interprofissional como um processo dinâmico no qual as diferentes profissões devem trabalhar de modo integrado para identificar as demandas, construir os planos de intervenção e (re)conhecer os papéis e as responsabilidades dos profissionais da equipe.

Keywords : Relações interprofissionais; Equipe; Saúde; Educação; Autismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )