SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Escolarização de Pessoas com Paralisia Cerebral: uma Revisão Sistemática na Literatura Nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

ROMEU, Clariana Andrioli  y  ROSSIT, Rosana Ap. Salvador. Trabalho em Equipe Interprofissional no Atendimento à Criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0114.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0114.

O trabalho interprofissional colaborativo pode ser um fator fundamental para aumentar a eficácia dos atendimentos oferecidos a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Assim sendo, este estudo teve por objetivo analisar as publicações com foco na colaboração interprofissional no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi realizada uma revisão integrativa incluindo estudos originados das seguintes bases: Biblioteca Virtual em Saúde/Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BVS/BIREME), PubMed, do Scopus, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE-OVID), Embase, Web of Science e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), do período de 2016 a 2021. As 375 publicações foram hospedadas na plataforma Rayyan e avaliadas em duplo cego. Utilizou-se o fuxograma PRISMA. Os resultados dos oito estudos incluídos mostram que a implementação de práticas colaborativas, o sistema organizacional e a formulação de políticas contribuem para a formação de modelos eficazes de intervenções em casos de autismo. Os estudos demonstraram a necessidade de pesquisas na área da Educação; de adesão dos responsáveis durante o tratamento; e de aprimoramento na comunicação e na integração entre escola e família. As análises mostraram que os profissionais necessitam de formação específica, de modo a compreenderem o trabalho interprofissional como um processo dinâmico no qual as diferentes profissões devem trabalhar de modo integrado para identificar as demandas, construir os planos de intervenção e (re)conhecer os papéis e as responsabilidades dos profissionais da equipe.

Palabras clave : Relações interprofissionais; Equipe; Saúde; Educação; Autismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )