SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29COMPUTER TRAINING PROGRAM FOR TEACHERS IN THE CARE OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

ALMUTAIRI, Hamaed. ATITUDES DO CORPO DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE NO ENSINO SUPERIOR. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0042.  Epub May 15, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0042.

O objetivo deste estudo foi examinar as relações entre as atitudes dos membros do corpo docente no Ensino Superior de universidades sauditas e os fatores demográficos (ou seja, classificação acadêmica, gênero, anos de experiência e tipo de faculdade) usando a Escala de Interação com Pessoas com Deficiência (IPD) e a análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que o gênero estava associado a uma dimensão: vulnerabilidade. As posições de professor assistente e professor titular estavam relacionadas a duas dimensões: desconforto nas interações sociais e uma estrutura de enfrentar-sucumbir. Além disso, a variável educação universitária estava relacionada a três dimensões: desconforto nas interações sociais, nível percebido de informação e vulnerabilidade. Os resultados mostram que os membros do corpo docente tiveram atitudes negativas mais baixas em relação aos estudantes com deficiências intelectuais leves no Ensino Superior. Com base nos resultados do estudo, o pesquisador recomenda mais treinamento do corpo docente sobre como apoiar os estudantes com deficiência no Ensino Superior bem como centros de suporte acessíveis para indivíduos com deficiência para ajudar a equipe e os alunos. Ademais, as universidades devem ser acessíveis a pessoas com todos os tipos de deficiência que têm direito ao Ensino Superior.

Keywords : Corpo docente; Atitude; Ensino; Disponibilidade; Alunos com deficiências intelectuais leves; Ensino Superior; Educação Especial; Arábia Saudita.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )