SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

ALMUTAIRI, Hamaed. ATITUDES DO CORPO DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE NO ENSINO SUPERIOR. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0042.  Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0042.

O objetivo deste estudo foi examinar as relações entre as atitudes dos membros do corpo docente no Ensino Superior de universidades sauditas e os fatores demográficos (ou seja, classificação acadêmica, gênero, anos de experiência e tipo de faculdade) usando a Escala de Interação com Pessoas com Deficiência (IPD) e a análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que o gênero estava associado a uma dimensão: vulnerabilidade. As posições de professor assistente e professor titular estavam relacionadas a duas dimensões: desconforto nas interações sociais e uma estrutura de enfrentar-sucumbir. Além disso, a variável educação universitária estava relacionada a três dimensões: desconforto nas interações sociais, nível percebido de informação e vulnerabilidade. Os resultados mostram que os membros do corpo docente tiveram atitudes negativas mais baixas em relação aos estudantes com deficiências intelectuais leves no Ensino Superior. Com base nos resultados do estudo, o pesquisador recomenda mais treinamento do corpo docente sobre como apoiar os estudantes com deficiência no Ensino Superior bem como centros de suporte acessíveis para indivíduos com deficiência para ajudar a equipe e os alunos. Ademais, as universidades devem ser acessíveis a pessoas com todos os tipos de deficiência que têm direito ao Ensino Superior.

Palabras clave : Corpo docente; Atitude; Ensino; Disponibilidade; Alunos com deficiências intelectuais leves; Ensino Superior; Educação Especial; Arábia Saudita.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )