SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29FACULTY ATTITUDES TOWARD TEACHING STUDENTS WITH MILD INTELLECTUAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATIONSTRESS AND SELF-EFFICACY IN PARENTS OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY UP TO 12 YEARS OLD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

FERREIRA, Naidson Clayr Santos  and  ALMEIDA, Maria Amelia. PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0102.  Epub May 15, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0102.

Este estudo teve por objetivo avaliar um programa de formação em informática para professores que atendem a alunos com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivos específicos: contribuir para a apropriação de conhecimento teórico e prático, por parte de professores sobre deficiência visual; propiciar aos professores formação para operar o computador usando as funções básicas dos principais produtos, tais como sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, aplicativos de apresentação, Internet; possibilitar aos professores formação para a utilização de softwares para a construção de materiais acessíveis, ampliadores de telas e leitores de telas, no atendimento de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo 12 professoras, a saber: uma professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - campus Guanambi; e dez professoras da Rede Municipal de Ensino de Guanambi; e uma professora da Rede Municipal de Ensino de Caetité, Bahia. O local de coleta de dados foi o IF Baiano - campus Guanambi. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário inicial de caracterização e de nível de conhecimento em informática; pré e pós-testes dos módulos. Os resultados mostraram que a pesquisa contribuiu com o processo de aprendizagem das professoras no sentido de operar o computador. Também habilitou as professoras para a utilização de softwares na construção de materiais acessíveis, bem como o emprego dos softwares ampliadores e leitores de tela.

Keywords : Educação Especial; Deficiência visual; Formação docente; Informática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )