SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUALPARTICIPAÇÃO PARENTAL NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

CUNHA, Katiane da Costa et al. ESTRESSE E AUTOEFICÁCIA EM PAIS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL ATÉ 12 ANOS DE IDADE. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0116.  Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0116.

A paralisia cerebral é uma encefalopatia crônica, que afeta o funcionamento familiar, alterando a rotina e o bem-estar de todos. A intensa rotina de cuidados pode acarretar estresse e afetar a autoeficácia parental. Assim sendo, objetivou-se, neste artigo, avaliar a possível associação entre estresse e autoeficácia em pais de crianças com paralisia cerebral. Participaram do estudo 81 pais de crianças com até 12 anos de idade. Utilizaram-se o inventário sociodemográfico, a escala de classificação funcional motora grossa, o Índice de Estresse Parental e a Escala de autoeficácia. A Técnica de Análise de Correspondência também foi usada. Altos níveis de autoeficácia foram associados a baixos índices de estresse nos domínios sofrimento parental [2.33 (98.00)] e interação disfuncional pai e filho [1.12 (73.54)]. A autoeficácia parental elevada funciona como um amortecedor dos eventos geradores de estresse em pais de crianças com paralisia cerebral.

Palabras clave : Autoeficácia; Estresse; Paralisia cerebral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )