SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29PARENTAL PARTICIPATION IN SCIENCE COMMUNICATION ABOUT AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)TEACHING MATHEMATICS TO STUDENTS WITH CEREBRAL PALSY: ACTIONS THAT CONTRIBUTE TO THE INCLUSION OF ALL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, José Valdo Tenório da et al. TELEATENDIMENTO EM EXERCÍCIO FÍSICO PA RA POPULAÇÃO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0151.  Epub May 15, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0151.

Neste artigo, objetivou-se identificar possibilidades e dificuldades relacionadas ao teleatendimento em exercício físico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas por um serviço especializado de Maceió. Utilizou-se o delineamento AB; e, na linha de base, foram aplicados instrumentos de caracterização dos perfis de sintomas relacionados ao TEA dos participantes e de aspectos sociodemográficos, tanto dos participantes quanto de seus mediadores familiares. A fase de intervenção, que consistiu em um teleatendimento em exercício físico via WhatsApp e chamada telefônica para aqueles que tinham smartphones e somente via chamada telefônica para quem não tinha, estendeu-se de abril de 2020 a dezembro de 2021 e contou com dez crianças (6,8 ± 2,1 anos) do sexo masculino e seus mediadores familiares. Ao longo da intervenção, realizaram-se análises dos registros audiovisuais dos mediadores familiares acerca das possibilidades e das dificuldades relacionadas à aplicação da intervenção. Concluiu-se que, ainda que tenha havido dificuldades tecnológicas e sociais, o teleatendimento foi uma importante estratégia para dar continuidade à prática de atividade física no ambiente doméstico e esteve associado à melhoria na relação dos mediadores familiares com os indivíduos com TEA.

Keywords : Ensino a distância; Autismo; Educação de pessoas com deficiência; Exercícios físicos; Psicologia e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )