SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29PARTICIPAÇÃO PARENTAL NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A INCLUSÃO DE TODOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

SILVA, José Valdo Tenório da et al. TELEATENDIMENTO EM EXERCÍCIO FÍSICO PA RA POPULAÇÃO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0151.  Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0151.

Neste artigo, objetivou-se identificar possibilidades e dificuldades relacionadas ao teleatendimento em exercício físico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas por um serviço especializado de Maceió. Utilizou-se o delineamento AB; e, na linha de base, foram aplicados instrumentos de caracterização dos perfis de sintomas relacionados ao TEA dos participantes e de aspectos sociodemográficos, tanto dos participantes quanto de seus mediadores familiares. A fase de intervenção, que consistiu em um teleatendimento em exercício físico via WhatsApp e chamada telefônica para aqueles que tinham smartphones e somente via chamada telefônica para quem não tinha, estendeu-se de abril de 2020 a dezembro de 2021 e contou com dez crianças (6,8 ± 2,1 anos) do sexo masculino e seus mediadores familiares. Ao longo da intervenção, realizaram-se análises dos registros audiovisuais dos mediadores familiares acerca das possibilidades e das dificuldades relacionadas à aplicação da intervenção. Concluiu-se que, ainda que tenha havido dificuldades tecnológicas e sociais, o teleatendimento foi uma importante estratégia para dar continuidade à prática de atividade física no ambiente doméstico e esteve associado à melhoria na relação dos mediadores familiares com os indivíduos com TEA.

Palabras clave : Ensino a distância; Autismo; Educação de pessoas com deficiência; Exercícios físicos; Psicologia e educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )