SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29TELEATENDIMENTO EM EXERCÍCIO FÍSICO PA RA POPULAÇÃO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESDISCURSO NARRATIVO Y LECTURA DE CUENTOS EN EL HOGAR POR PADRES A PREESCOLARES QUE PRESENTAN TRASTORNO DEL LENGUAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

RIBEIRO, Dilson Ferreira  y  LARA, Isabel Cristina Machado de. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A INCLUSÃO DE TODOS. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0173.  Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0173.

A origem deste artigo é uma tese que propôs categorizar ações para possibilitar um ensino da Matemática mais eficaz para estudantes com paralisia cerebral (PC). O objetivo deste texto é apresentar a categorização de ações que contribuam com uma proposta de ensino voltada a todos. As ações fundamentam-se em atitudes acolhedoras por parte de professores e estudantes, adaptação de materiais ou uso de recursos que prezem pela inclusão de pessoas com PC. Os participantes da pesquisa foram 13 professores de Matemática e 11 estudantes com PC, distribuídos em cinco escolas de Educação Básica. Suas falas, transcritas após a realização de uma entrevista semiestruturada, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, cujos excertos são articulados com um referencial teórico baseado nas Neurociências, na Educação Matemática e na Educação Inclusiva. Na conclusão, é exposta a necessidade de a escola oferecer um ambiente adequado para a aprendizagem, estruturado por meio do estímulo e da acolhida às diferenças. Para isso, utiliza-se da linguagem corporal e gestual como estratégia de comunicação, bem como da aplicação, em sala de aula ou em sala especializada, de materiais manipulativos ou provenientes de tecnologia informatizada que supram as barreiras impostas pela deficiência.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Paralisia cerebral; Educação Inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )