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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

OLIVEIRA, Sarah Cruz de Souza  y  FERRAO, Tassiane dos Santos. Estágio Curricular na EPT: Proposta para Potencializar a Inclusão de Estudantes Surdos do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0141.  Epub 20-Nov-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0141.

Este estudo, como projeto da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, objetivou analisar o processo de acompanhamento e orientação durante o período de estágio curricular de estudantes surdos dos cursos técnicos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – campus Novo Paraíso (IFRR/CNP), a fim de desenvolver e avaliar um Manual Orientador de Estágio. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas processuais: processo de caracterização do cenário de inclusão dos estudantes surdos no âmbito do IFRR/CNP; processo de identificação dos aspectos positivos e dificuldades referentes ao período de estágio dos estudantes surdos do IFRR/CNP; processo de elaboração do produto educacional – Manual Orientador de Estágio para alunos surdos do IFRR/CNP; e processo de aplicação e avaliação do produto educacional. Os resultados apontaram a relevância do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em sua atuação no IFRR/CNP como um meio de promover a inclusão dos alunos surdos na instituição, destacando o papel primordial do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesse processo. O produto educacional desenvolvido foi considerado, mediante avaliação, um instrumento inclusivo, proporcionando ao estudante surdo informações úteis ao período de estágio em Libras, sendo um apoio importante para outros estudantes surdos que ingressarem na instituição.

Palabras clave : Estágio curricular; Estudantes surdos; Formação profissional; Inclusão; NAPNE.

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