SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Treino Remoto Parental para Aplicação do Protocolo de Avaliação do Ecoico a Crianças com AutismoDiscursos sobre o Papel do Tradutor-Intérprete Educacional de Libras/Português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

SILVA, María del Pilar Correa; VALENZUELA, Mauricio Guerrero  y  QUIROZ, Germán González. Identificação de Características e Propriedades Morfológicas em Texturas Táteis: Estudo sobre Gráficos Educativos e Cartografias para Crianças com Deficiência Visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0196.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0196.

Este artigo explora as texturas táteis que têm sido utilizadas na confecção de mapas e imagens temáticas para crianças com deficiência visual no Chile nos últimos 20 anos. De um grupo representativo composto por mais de 300 lâminas de conteúdo educacional inclusivo, foram selecionadas 14 texturas para identificar sua natureza, propriedades psicofísicas e características morfológicas a partir de sua composição geométrica. O objetivo foi gerar as bases teóricas e tecnológicas relacionadas ao design e à produção digital de mapas, imagens e gráficos táteis. O trabalho buscou tipificar as formas de relevo e suas possíveis aplicações pelo uso de padrões de repetição que permitam melhorar a linguagem e o reconhecimento das texturas envolvidas com o intuito de expandir e diversificar seu uso em material educativo inclusivo no ensino e na disseminação do conhecimento por meio do toque.

Palabras clave : Educação inclusiva; Textura tátil; Deficiência visual; Imagens; Percepção háptica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )