SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Discourses about the Role of the Educational Translater-Interpreter of Libras/PortugueseMEXICAN MATHEMATICAL TALENT PROGRAM (TAMME) - ENRICHMENT ACTIVITIES FOR ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BRIGIDO, Evelina; RODRIGUES, Ana  and  SANTOS, Sofia. PERFIS COMPORTAMENTAIS NA PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO E SUA RELAÇÃO COM O FUNCIONAMENTO EXECUTIVO E EMPA TIA NUMA DIMENSÃO ECOLÓGICA1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0007.  Epub Oct 17, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0007.

Défices na Comunicação Social e Interação Social (CSIS) e nos Padrões Restritos e Repetitivos de Comportamentos, Interesses ou Atividades (PRRCIA) em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) são frequentemente explicados por problemas nas funções executivas (FE) e empatia. O objetivo deste estudo foi analisar associações entre FE e empatia em 75 crianças com PEA (9,67±1,29), previamente separadas em dois grupos de acordo com a frequência de comportamentos típicos da PEA. Usando o Inventário Comportamental de Avaliação das Funções Executivas - Pais e a Escala de Avaliação da Empatia foram encontradas diferentes associações entre FE e empatia em ambos os grupos. No grupo com baixa frequência de comportamentos, as FE têm maior associação com CSIS (Grupo 1) do que os PRRCIA. O grupo com maior frequência de comportamentos e frequência mais homogênea entre os dois domínios (Grupo 2) apresentou associações mais fortes entre FE e PRRCIA e entre FE e empatia cognitiva. Comportamentos típicos do PEA foram melhor explicados pelas FE do que por empatia. A identificação de dificuldades nos processos neurocognitivos implicados nos comportamentos típicos da PEA poderá levar à maior adequação da intervenção numa perspetiva mais abrangente e, consequentemente, melhorar o funcionamento e comportamento adaptativo da criança no seu dia a dia.

Keywords : Perturbação do Espetro do Autismo; Perfis comportamentais; Funções executivas; Empatia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )