SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29STIMULATING COMMUNICATIVE COMPETENCE IN STUDENTS WITH ASD FROM AN AUGMENTED GAMIFIED ENVIRONMENTTHE SOCIAL MODEL OF DISABILITY AND STATE COURT OF SãO PAULO DECISIONS: ANALYSIS BASED ON DEMANDS FOR SUPPORT PROFESSIONALS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

MONTES, Aline Lucia Baggio  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INSTRUMENTO ILUSTRADO DE AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS SINALIZADAS1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0049.  Epub Oct 17, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0049.

O contato inicial com uma língua acessível ocorre, para os estudantes surdos brasileiros, frequentemente no ambiente escolar, ao entrar em contato com outras crianças surdas e com interlocutores adultos fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse acesso tardio pode ocasionar um certo atraso na aquisição e no desenvolvimento da linguagem. Assim, a educação bilíngue de surdos coloca os professores frente ao desafio de como avaliar a Libras no contexto escolar. Diante das propostas educacionais, ainda há poucos instrumentos que contribuam para avaliar os conhecimentos em Libras dos estudantes surdos. Portanto, o objetivo deste estudo é, por meio de um instrumento ilustrado de investigação de narrativas sinalizadas, contribuir com a avaliação da Libras e com o trabalho pedagógico de professores que atuam na educação bilíngue de surdos. O instrumento de avaliação de textos narrativos mostra-se bastante sensível para detectar o desenvolvimento linguístico dos discursos narrativos sinalizados, contribuindo intrinsicamente para a observação de funções/necessidades comunicativas.

Keywords : Educação Especial; Educação bilíngue de surdos; Instrumento de avaliação; Narrativas sinalizadas; Contexto escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )