SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29THE SOCIAL MODEL OF DISABILITY AND STATE COURT OF SãO PAULO DECISIONS: ANALYSIS BASED ON DEMANDS FOR SUPPORT PROFESSIONALSTHE STUDY OF INDIVIDUAL DIFFERENCES BY ALFRED BINET AND ITS CIRCULATION IN MINAS GERAIS (1925-1940) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

GONCALVES, Adriana Garcia  and  BARONE, Beatriz Vieira. PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA CLASSE HOSPITALAR: CONTRIBUIçõES PARA AS REPRESENTAçõES SOCIAIS DO HOSPITAL SOB A ÓPTICA DAS CRIANçAS HOSPITALIZADAS1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0053.  Epub Oct 17, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0053.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o planejamento colaborativo de um plano de intervenção pedagógico elaborado entre duas pesquisadoras e uma professora de Classe Hospitalar influencia na construção e reconstrução da representação social do hospital sob a óptica das crianças hospitalizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e colaborativa. Participaram três crianças entre 7 e 11 ano de idade, que se encontravam hospitalizadas por no mínimo dois dias e que ainda não tinham tido acesso ao serviço da Classe Hospitalar. Ademais, a integrante principal do estudo foi uma professora da Classe Hospitalar de um Hospital Universitário. O planejamento colaborativo do plano de intervenção pedagógico ocorreu por meio de cinco encontros na plataforma do Google Meet. Por meio da técnica “Desenho-Estória” adotada como recurso no plano de intervenção pedagógico, constatou-se que, inicialmente, as crianças possuíam representações sociais negativas sobre o hospital. Entretanto, após o desenvolvimento das práticas pedagógicas da professora da Classe Hospitalar, os participantes modificaram suas percepções sobre esse espaço. Conclui-se que o planejamento colaborativo foi de extrema importância para a construção de práticas pedagógicas que influenciaram positivamente a representação social do hospital para as crianças hospitalizadas.

Keywords : Educação Especial; Planejamento colaborativo; Representação social; Classe Hospitalar; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )